top of page
Buscar
Foto do escritorPhrozen Brasil

Como a impressão 3D funciona para sapatos

A impressão 3D de sapatos permite que indústrias como a moda e o calçado fabriquem sapatos e solas de sapato impressos em 3D. Sapatos impressos em 3D também podem ser feitos de forma personalizada para permitir que você liberte sua criatividade.

Marcas populares de sapatos agora criam sapatos personalizados impressos em 3D com a impressora 3D industrial.





A impressora 3D agora pode produzir os estilos mais recentes de sapatos para chegar ao mercado muito mais rapidamente. Portanto, você não precisa depender de mão de obra terceirizada barata.


Se você dirige uma pequena empresa de calçados, a impressora 3D permitirá que você fabrique seus próprios designs originais em suas instalações, eliminando assim os custos de transporte e armazenamento e retomando o controle total sobre a qualidade. As impressoras de sapatos em 3D são acessíveis, economizam muito nos custos de produção e proporcionam um retorno sobre o investimento.

As impressoras 3D Phrozen são perfeitas para os requisitos da indústria de calçados.


Vamos direto ao assunto:


Capítulo 1: O impacto e as mudanças das impressoras 3D na indústria de produção de calçados


  • 1.1 - Qual é o processo de produção original de sapatos?

  • 1.2 - Quais processos as impressoras 3D podem substituir?

  • 1.3 - Quais são as mudanças após a intervenção das impressoras 3D?


Capítulo 2: Pesquisa sobre as vantagens das impressoras 3D em comparação com os processos tradicionais

  • 2.1 - Introdução ao princípio de funcionamento e história de desenvolvimento das impressoras 3D

  • 2.2 - Análise das vantagens do uso da impressão 3D na indústria de produção de calçados


Capítulo 3: Como escolher uma máquina e montar sua linha de impressão 3D de calçados

  • 3.1 - Quais máquinas são necessárias e para que finalidade?

  • 3.2 - Como escolher a parte mais importante: a impressora 3D


Capítulo 4: Como escolher materiais 4.1, Para impressão 3D com resina flexível

  • 4.2 - Para impressão 3D com resina de alta dureza

  • 4.3 - Para impressão 3D com resina resistente ao calor


Capítulo 5: Conclusão - A Odontomega / PrintaX oferece uma solução completa para impressão de calçados.


Encontrar um par de sapatos que seja super confortável, não importa por quanto tempo você os use, será uma realidade, graças à impressão 3D. Não importa que tipo de sapatos você deseja, se você tiver a melhor impressora 3D de qualidade para fazer sapatos, poderá criar um par de sapatos para si próprio usando arquivos de design digital de sapatos que você pode baixar da internet.


Mas como comprar a impressora certa? Bem, para ajudá-lo com isso, criamos este guia de compra de impressoras 3D para sapatos. Aqui você vai conhecer todas as coisas relacionadas à impressão 3D na indústria de calçados e como isso muda a indústria. Então, continue lendo para descobrir mais.


Capítulo 1: O impacto e as mudanças das impressoras 3D na indústria de produção de calçados.


Com o tempo, a impressão 3D está sendo gradualmente incorporada em diferentes indústrias, e a indústria global da moda não é exceção a essa tecnologia. A impressão 3D abriu possibilidades criativas, soluções e muito mais. Você pode testemunhar a magia da impressão 3D em joias até o campo de design personalizado. Agora, outra indústria que está adotando extensivamente essa tecnologia é a indústria global de calçados.





Todos sabem que a impressão 3D no setor de produção de calçados decolou nos últimos anos. Os sapatos são itens desafiadores de produzir e levarão muito tempo, especialmente se você estiver criando sapatos personalizados. No entanto, ao usar uma impressora 3D para fazer sapatos, você pode facilitar. A impressão 3D pode ser encontrada em tudo, começando pelo prototipagem e detalhamento dos sapatos até o protótipo.


Embora ainda haja tempo para ver um par de sapatos totalmente impresso em 3D, algumas marcas estão agora trabalhando para a produção em massa por meio da impressão 3D. Ao colaborar com marcas de impressão 3D como Formlabs e Carbon, empresas de calçados como Nike, New Balance e Adidas estão obtendo mais sucesso na indústria. Eles estão usando impressoras 3D para desenvolver calçados e componentes individuais para calçados e sapatos de design único e personalizado.


Graças à evolução na impressão 3D, ela não está mais restrita aos calçados esportivos ou àqueles que estão dispostos a pagar mais dinheiro para obter calçados de melhor qualidade. Aqui, discutiremos como a impressão 3D está influenciando a indústria global de calçados.


Um pouco de conhecimento histórico


Anteriormente, os sapateiros costumavam produzir sapatos inteiramente à mão. Como são considerados itens intricados, os calçados eram tradicionalmente bastante demorados para produzir.


A fabricação de sapatos começou a tomar um novo rumo durante os anos 1950 com a introdução de uma máquina de costura de sapatos por Lyman Blake e a máquina de durabilidade por Matzeliger. Tais avanços levaram a uma abordagem completamente nova para a produção de sapatos, permitindo que os fabricantes desfrutassem da produção em massa de sapatos.





Cenário atual


Atualmente, a tecnologia de impressão 3D é uma forma bem estabelecida e econômica de prototipagem rápida. Foi implementada para ser usada durante a fase de desenvolvimento de produtos na indústria. No entanto, considerando todas as capacidades técnicas, pode-se dizer que a impressão 3D pode desempenhar um papel muito mais significativo no processo de produção de calçados.


A contribuição mais crucial da tecnologia de impressão 3D para a indústria global de calçados é a mas-customização. Produtos feitos sob medida projetados para exclusividade e ergonomia agora são possíveis graças às mudanças nos processos de fabricação aditiva. Imagine como será incrível ter um par de sapatos de marca estiloso e único projetado com base em suas necessidades.


Se você usa sapatos esportivos, pode saber que esses sapatos exigem requisitos extras. Estes são durabilidade, estabilidade e controle. Esses fatores podem ser facilmente alcançados pela escolha certa de materiais e design sofisticado. Essas são as qualidades essenciais da impressão 3D.


Por outro lado, o uso de um scanner 3D torna relativamente fácil criar sapatos personalizados e confortáveis para atletas. Isso melhorará significativamente o controle do atleta no campo e os sapatos se ajustarão automaticamente aos movimentos.

Por todos esses motivos, empresas conhecidas estão agora investindo seu dinheiro e tempo para produzir sapatos esportivos impressos em 3D.


Por que um número significativo de marcas de calçados está adotando a impressão 3D?


Conforme o relatório de análise de mercado, a receita de calçados impressos em 3D contribui com cerca de 0,5 por cento da receita global da indústria de calçados. No entanto, olhando para as tendências atuais, espera-se que esse número aumente para 1,5 por cento da receita global de calçados até 2029.


Embora o número projetado pareça um pouco encorajador, ele será pequeno se comparado à receita total do mercado da indústria. Portanto, alguns especialistas de mercado sugeriram que as solas de sapato impressas em 3D não substituirão o processo de fabricação tradicional, pelo menos por enquanto.


No entanto, eles informaram que essa impressora de sapatos 3D pode ser um recurso crucial para o fabricante, já que os sapatos impressos em 3D podem se tornar o maior segmento no campo da impressão 3D de produtos de consumo. Tais tipos de evolução são projetados para serem impulsionados por duas tendências vitais principais. Estas são:

O foco crescente na fabricação digital A demanda cada vez maior dos consumidores por produtos altamente personalizados. A demanda por produtos personalizados está crescendo.


Falando sobre o cenário dos consumidores de hoje, eles estão agora exigindo experiências mais personalizadas e personalizadas. Por outro lado, as empresas de calçados permitem que seus clientes escolham sapatos com personalização limitada escolhendo a cor.

Por outro lado, a impressão 3D permitiu que os fabricantes de calçados desbloqueassem muitas opções de personalização. Tudo graças à capacidade da impressora de criar calçados sob medida para os clientes.


Embora as possibilidades relacionadas a sapatos personalizados em massa ainda estejam em estágios iniciais, as empresas começaram a desenvolver diferentes estratégias para realizar a personalização em massa de sapatos. Muito em breve, tanto os produtores quanto os clientes desfrutarão de mais opções de personalização.


Há um foco crescente na moderna fabricação digital


Outro impulsionador primário para o uso da impressora 3D na fabricação de sapatos é a automação e digitalização da produção de calçados.


A fabricação de sapatos é um processo de produção intensivo em mão de obra, multietapas e manual. O processo requer uma série de máquinas altamente especializadas e trabalhadores para produzir diferentes peças e depois arranjá-las juntas para criar o produto final.


Levando essas coisas em consideração, os fabricantes estão agora buscando métodos inovadores de otimização de processos de fabricação. Com a impressão 3D, as empresas de calçados estão agora simplificando alguns componentes de sapatos, como as solas dos sapatos.


Diferente do processo de fabricação convencional, não requer ferramentas adicionais para a fabricação de peças. Esse processo envolve a criação de modelos e peças 3D para a plataforma de construção usando resinas ou filamentos. Um aplicativo de software é usado para guiar automaticamente o processo de impressão com base no design. Isso significa que a produção de calçados pode ser simplificada enquanto reduz o envolvimento de mão de obra manual.


Quase todos os grandes fabricantes de calçados estão agora usando a impressão 3D para aplicações de moldagem e prototipagem rápida. Além disso, desde alguns anos atrás, a impressão 3D é extensivamente usada para criar componentes funcionais de calçados.

Por exemplo, a fabricação de partes para tênis de corrida são algumas aplicações bem-sucedidas de calçados para a impressão 3D na indústria de calçados. Algumas marcas estão usando essa tecnologia avançada de fabricação aditiva para produzir solas e palmilhas de sapatos impressas em 3D, e algumas estão experimentando com partes superiores de tênis e partes de sandálias impressas em 3D.


Como a impressão 3D está ajudando as empresas?

1. Lançamento mais rápido de produtos


Um dos grandes desafios no desenvolvimento de calçados é o custo e o tempo necessários para produzir moldes para unidades de sola. Como você sabe, cada tamanho de sapato requer um molde separado; desenvolver um novo molde custará milhares de dólares. Além disso, a fabricação de moldes é um processo demorado e pode levar um mês. Por outro lado, a lacuna de comunicação entre as fábricas e a marca pode ser influente.


Agora, falando sobre a impressão 3D, não requer nenhum molde. Aqui, as partes do sapato podem ser desenvolvidas processando um arquivo de design digital, permitindo que os fabricantes de calçados desenvolvam novos sapatos para o mercado. Por exemplo, a combinação de automação, produção localizada e impressão 3D permitiu à Adidas lançar novos produtos no mercado quatro vezes mais rápido do que a produção convencional.





2. Mais designs inovadores


A tecnologia de impressão 3D permitiu que as marcas implementassem novos recursos de design de sapatos. Por exemplo, as entressolas. Anteriormente, costumavam ser feitas como uma peça sólida. Agora, com a impressão 3D, o desempenho dos sapatos pode ser significativamente melhorado. Agora, você pode usar estruturas em forma de treliça para criar entressolas. O que é mais? Agora, você pode projetar a estrutura para alcançar as densidades desejadas para a entressola. Ajustando as áreas, você pode otimizar corretamente o nível de amortecimento no sapato.





3. Um nível significativo de personalização


A escolha pode variar de um cliente para outro. Não se pode dizer que um único design será perfeito para todos. Com a impressão 3D, é possível fabricar sapatos projetados para os pés do usuário. Como? Para criar um par personalizado de sapatos esportivos, os fabricantes de calçados geralmente usam scanners 3D para medir os pés dos usuários.


Com os dados digitalizados, os designers podem produzir um design perfeito de diferentes componentes de sapatos, como palmilhas e entressolas, que atenderão perfeitamente às particularidades dos clientes. Depois disso, o design é enviado para a impressora para produzir o objeto 3D.


As entressolas impressas em 3D são os primeiros produtos de consumo a serem produzidos em massa utilizando a impressão 3D. Por outro lado, as palmilhas são os primeiros produtos de calçados a serem produzidos em massa personalizados.


Essas duas tendências significativas, ou seja, personalização e produção, combinadas com a implementação explosiva da impressão 3D na produção de moldes e prototipagem, serão os principais fatores impulsionadores da indústria global de calçados impressos em 3D.


1.1, Qual é o processo de produção original de sapatos


Falando sobre o processo original de produção de sapatos, para entendê-lo, primeiro, é necessário compreender o processo de fabricação da sola do sapato. As solas dos sapatos são feitas de material de borracha. É uma combinação de diferentes componentes de borracha. Com base nos requisitos de desempenho da sola de borracha, borrachas sintéticas e naturais são combinadas adequadamente com os agentes de cura, como peróxido e enxofre.


No entanto, para isso, a indústria de calçados deve agradecer a Charles Goodyear. Por quê? Após anos de experimentos, em 1844, Goodyear conseguiu inventar os processos para aquecer borracha natural, combinando enxofre para produzir borracha para calçados. Ele nomeou o processo de "Vulcanização". O mesmo processo é usado agora para produzir borracha para calçados.


As marcas mais famosas, como Adidas, Yeezy, Nike, Jordan e outras, utilizam esse processo. Você pode usar borracha de goma, borracha cristal e borracha preta para isso. A borracha cristal é 100 por cento sintética; a borracha preta tem uma quantidade suficiente de carbono e borracha de goma, combinando elementos de borracha sintética e natural.





Após obter o material de borracha adequado, é hora de preparar o molde. A cor do logotipo é inserida dentro do quadro da sola ou molde manualmente. Uma vez feito isso, a cor do fundo do logotipo é adicionada. Em seguida, o material de borracha bruta é adicionado ao lado principal do molde de parede. Quando o calor é aplicado, a borracha começará a se expandir. Depois disso, a placa de rede do molde é fechada corretamente.


A estrutura é então colocada na prensa aquecida. É aquecida por cerca de 3 a 5 minutos. Depois disso, o fabricante remove a placa intermediária e limpa o "flash". Agora, a cor do calcanhar e a borracha do antepé são aplicadas. Novamente, a placa do molde é fechada e é prensada a quente. Isso combinará perfeitamente os lados e o fundo.


Uma vez concluídos, os cabedais e solados são enviados para a linha de montagem. Os trabalhadores aplicam diferentes tipos de cola e primer em cada parte. Vale ressaltar que o solado precisa de um primer diferente que possa produzir uma ligação robusta. Quando o cimento e o primer estão secos, as partes estão prontas para serem montadas. Os trabalhadores escolhem o solado e o cabedal do tamanho correto e os pressionam manualmente juntos.


Eles os alinham cuidadosamente e garantem que estejam centralizados. Depois disso, viram o sapato e fixam o calcanhar na posição correta. O cimento está pegajoso, então pode ser reposicionado. Uma ferramenta de metal é usada para garantir que a entressola siga perfeitamente a linha de cola. Depois disso, os sapatos são enviados por um túnel de resfriamento.


Para garantir a perfeita união entre o cabedal e o solado, o sapato passará por três tipos de operações de prensagem. Estes são a prensagem lateral, a prensagem do dedo do pé e do calcanhar e a prensagem descendente.


Este é o processo de como os sapatos são feitos manualmente. Como você pode ver, todo o processo é realizado manualmente e pode levar muito tempo. Na verdade, alguns sapatos podem levar um mês para chegar ao mercado. No entanto, a introdução de impressoras 3D na indústria de fabricação de calçados tornou a produção mais rápida. Veja como isso está influenciando a indústria.





1.2 - Que processos as impressoras 3D podem substituir?


Desde o design até o produto final, produzir moldes de sapatos perfeitos é uma parte crucial da fabricação de calçados. E o processo de fabricação de moldes para sapatos, desde o manual no período anterior até a impressão 3D e a gravação CNC, reduziu o custo e o tempo relacionados à fabricação de um par de sapatos. Tradicionalmente, o material é esculpido em madeira, o que leva mais tempo.


Por outro lado, isso depende principalmente das habilidades do artesão. Quando as máquinas CNC foram introduzidas, o material foi substituído por um material semelhante à madeira. Mas há algumas desvantagens nisso. Por exemplo, o processo produz poluição por poeira, e é bastante desafiador gravar o padrão intricado.


No entanto, é a era da Indústria 4.0, e a impressão 3D está mudando agora o processo de produção. Com a impressão 3D, agora você pode imprimir rapidamente moldes e modelos de sapatos. Por outro lado, o material usado para criar moldes e modelos é resina.





Como são criados os moldes?


  1. Os moldes para sapatos são primeiro projetados usando uma ferramenta de software CAD, por exemplo, Fusion 360, MeshMixer e AutoCAD.

  2. Uma vez concluído, o design é salvo em um formato que a impressora pode ler. O formato mais comum é o formato de arquivo STL.

  3. Depois disso, o design digital é fatiado em G-code. Então, o arquivo é enviado para a impressora 3D, e ela começa a imprimir os moldes camada por camada.


Esses moldes são então anexados aos cabedais dos sapatos para criar o produto final. Comparado ao processo manual de fabricação de moldes, você pode fazer o molde em poucas horas e usar diferentes materiais. Por exemplo, ABS ou resina rígida ou flexível. Como você está fazendo sapatos, é necessário garantir que os moldes tenham um ótimo nível de detalhe. É por isso que os especialistas sugerem o uso de uma impressora 3D LCD que processa resinas para criar moldes.


Outra coisa que a impressão 3D está substituindo no processo de produção de sapatos é o design. Agora não há necessidade de desenhar um design no papel. Você pode criar o design diretamente usando o software de impressão 3D. Seu design será muito preciso, e você também pode mudá-lo sempre que quiser, sem desenhar todo o objeto novamente.


Por outro lado, se você estiver fazendo um par de sapatos personalizados para seus clientes, você pode usar um dispositivo de scanner 3D para coletar medidas precisas dos pés do cliente. Portanto, a impressão 3D torna o processo confortável e mais fácil para você, e você deve aproveitar ao máximo isso.


1.3 - Quais são as mudanças após a intervenção das impressoras 3D


A impressão 3D de calçados foi a primeira aplicação a impulsionar a imaginação de uma grande parcela da população, vislumbrando a ideia de usar produtos estilosos e modernos impressos em 3D. Iniciada por Janne Kyttanen, artistas, designers e visionários do mundo todo têm experimentado com calçados impressos em 3D. Por outro lado, a utilização de impressoras 3D para fazer sapatos para prototipagem de calçados é uma prática ideal para a indústria global de calçados.


Ela tem sido usada para produzir padrões, moldes e partes de sapatos. Como discutido acima, a produção em massa de entressolas e a personalização em massa de palmilhas são as duas coisas cruciais que impulsionam o crescimento da impressão 3D. Alguns especialistas projetaram que a impressão 3D ultrapassará a marca de 400 bilhões de dólares muito em breve no mercado global de calçados.


De acordo com os dados, no ano de 2018, a indústria global de calçados registrou cerca de 260 bilhões de dólares em receita, e espera-se que alcance 4.000 bilhões de dólares até o final de 2029. O mercado deve crescer a uma taxa de crescimento anual composta de 4 por cento. Portanto, espera-se que a tecnologia de impressão 3D desempenhe um papel crucial em múltiplas frentes, como fabricação indireta, prototipagem e mais.


A evolução dos materiais de sapato


Anteriormente, as entressolas de sapato eram produzidas a partir de um material de borracha, e o nível de durabilidade não era adequado. Agora, a tecnologia de impressão 3D introduziu novos materiais que podem ser usados para produzir diferentes partes de sapatos. Aqui, o exemplo ideal pode ser o TPU. Em geral, os modelos impressos usando poliuretano termoplástico possuem algumas propriedades avançadas.


Como resultado, você obterá partes flexíveis, fortes e duráveis. Além disso, você pode adicionar alguns recursos extras aos seus sapatos usando materiais como retorno de energia, absorção de choque e um alto nível de elasticidade. Por outro lado, se você quiser criar partes complexas e treliças flexíveis, este material funcionará muito bem.


A fabricação aditiva na indústria da moda permite que designers como você liberem significativamente sua criatividade. Você pode obter algumas coleções que serão personalizadas, únicas e surpreenderão os outros com a geometria e formas dos produtos.


Na indústria de calçados também, a impressão 3D está gradualmente criando um lugar perfeito. Desde sapatos esportivos até calçados futuristas, a impressão 3D simplificou o processo. Vale ressaltar que não apenas os sapatos, as entressolas e solas também podem ser impressas em 3D usando uma impressora 3D. Vamos saber como os principais fabricantes de calçados estão usando essa tecnologia.


1. Adidas


Falando sobre o CLIP, ele funciona projetando imagens de ultravioleta produzidas por um DLP através de uma janela transparente de ultravioleta abaixo de um banho de resina líquida. O processo parece bastante semelhante à estereolitografia (SLA). A empresa informou que isso os ajuda a alcançar um nível máximo de flexibilidade. A Adidas também lançou o tênis Alphaedge 4D impresso em 3D.





2. New Balance


A New Balance, em 2015, se associou à 3D Systems para criar uma entressola usando impressão 3D. A empresa a nomeou de DuraForm Flex, solas de sapato impressas em 3D. Estas são feitas de material elastômero termoplástico usando a tecnologia de impressão 3D SLS. As características significativas delas são melhor flexibilidade e um excelente nível de resistência. Segundo a empresa, ela conseguiu produzir estruturas complexas que podem oferecer melhor absorção de choque. Além disso, a empresa também se associou à Formlabs para lançar os tênis FuelCell Echo Triple.





3. Reebok

A Reebok implementou a impressão 3D para criar diferentes tipos de solas para sapatos esportivos em seu processo de fabricação. Enquanto todas as partes são criadas usando métodos de fabricação tradicionais, a sola, chamada Liquid Speed, é desenvolvida por meio da impressão 3D. Para o desenvolvimento, a Reebok se associou à BASF e utilizou o material de poliuretano líquido para a produção das solas. A sola oferece aos sapatos mais durabilidade e melhor desempenho.





4. ECCO


A ECCO, em 2019, introduziu o serviço QUANT-U para personalização de calçados. Ele possui um processo de escaneamento 3D ao qual os usuários podem acessar e, usando os dados coletados, a empresa produz entressolas duráveis impressas em 3D que se ajustam perfeitamente aos usuários. As entressolas são partes de sapatos impressas em 3D feitas de silicone para produzir um maior nível de desempenho e amortecimento.


Dessa forma, a empresa conseguiu atender a mais pessoas do que antes, pois agora todos podem obter um par de sapatos perfeito. A loja conceito experimental da ECCO, a W-21, está agora aproveitando o verdadeiro poder da impressão 3D para oferecer aos clientes sob medida sapatos em poucas horas. Este é um processo de três etapas. Primeiro, os dados do cliente são coletados por meio de escaneamento 3D.


Esses dados incluirão comprimento do pé, volume, largura, contornos do arco, espaçamento dos dedos dos pés e mais. Depois, os dados coletados são traduzidos em um arquivo de design que uma impressora 3D pode processar. O arquivo de design digital é então enviado a uma impressora 3D que produzirá o objeto usando material de silicone. Depois disso, as entressolas são usadas nos sapatos Flexure da empresa para que os clientes obtenham um ajuste perfeito.


5. Prevolve


A empresa foi fundada para oferecer sapatos minimalistas que permitem aos usuários caminhar e correr naturalmente, e os sapatos oferecerão suporte aos movimentos. O produtor utilizou a Tecnologia BioFusion para fabricar sapatos impressos em 3D que são personalizados e flexíveis. Depois de obter dados dos seus pés, a empresa envia os dados para a impressora para produzir o sapato com uma sola com espessura de 7 a 14 mm. Os sapatos são recicláveis.


6. Iris Van Herpen


Herpen é uma designer de impressão 3D conhecida. Na verdade, ela é a que usa a impressão 3D para projetar toda a coleção, desde sapatos até vestidos. A peça, que é bastante popular, foi desenvolvida em colaboração com Rem D Koolhaas, fundador da United Nude. O design de impressão 3D da designer é inspirado nas árvores de Banyan e é feito usando a impressora 3D PolyJet da Stratasys.


7. Nike


A Nike está usando a tecnologia de impressão 3D para iterar as partes funcionais muito mais rapidamente. Por exemplo, o Nike Vapor Laser Talon. Este é o primeiro chuteira de futebol do mundo criada por meio da impressão 3D. Depois, a empresa desenvolveu a chuteira Nike Vapor High Agility. Segundo a empresa, a impressão 3D permite que a empresa crie, itere e teste formas que não são possíveis com a fabricação tradicional.





Para isso, a empresa utilizou o processo SLS - Sinterização a Laser Seletiva. A Nike também é famosa por produzir componentes de calçados de alta qualidade para a parte superior do calçado. Falando sobre a parte superior, esse componente cobre os dedos dos pés, o calcanhar, o lado do pé e o topo do pé. Tradicionalmente, eles são feitos de têxteis, o que é desafiador para as impressoras 3D criarem.


Mas as impressoras 3D agora produzem partes superiores melhores usando resinas ou filamentos flexíveis. Por exemplo, a Nike lançou o Nike Flyprint. Ele é criado usando filamento de TPU por meio do SDM - Modelagem por Depósito Sólido. Oferece um nível melhor de durabilidade do que as partes superiores tecidas. Aqui, as camadas são perfeitamente fundidas para evitar resistência à fricção.


Criando novas oportunidades na indústria


Com a introdução da fabricação digital e novos materiais, a tecnologia de impressão 3D está abrindo portas para muitos produtos de calçados novos e inovadores. Atualmente, a tecnologia está facilitando muito a fabricação de sandálias personalizadas e sapatos esportivos de alto desempenho. Isso permite que as marcas acelerem o tempo de chegada ao mercado enquanto experimentam novos designs e oferecem aos clientes melhores opções de personalização.


Repense seu processo de produção


Assim como em outras indústrias, o método de impressão 3D pode ser utilizado para criar um processo de fabricação inovador. Isso oferecerá mais oportunidades e possibilidades para todas as empresas. Por exemplo, a Feetz. Esta startup americana fabrica calçados personalizados estilosos e confortáveis de usar. Além disso, o trabalho da empresa não afeta o meio ambiente.


A empresa desenvolveu sua própria impressora 3D, com o método FFF - Fabricação de Filamento Fundido, e seu próprio material de impressão 3D produzido internamente, um polímero. Para tornar o processo de fabricação sustentável, eles mudaram o processo de fabricação. A empresa usa materiais reciclados e recicláveis.


Não há consumo de água, o que ajudou a empresa a reduzir a pegada de carbono em cerca de 60%. Portanto, isso prova claramente que escolhendo a impressão 3D para calçados, você pode mudar seu processo de fabricação existente e torná-lo muito melhor.


Os calçados impressos em 3D são para todos?


Bem, se você considerar a situação atual, a resposta será sim. Você pode obter rapidamente calçados impressos em 3D online. Os fabricantes de calçados estão colaborando com provedores de serviços de impressão 3D para criar novos designs usando novos materiais. Além de sapatos, há tênis e chinelos para todos. Algumas empresas permitem que você envie o tamanho do seu pé impresso em 3D. Portanto, tanto as tecnologias quanto os fabricantes estão evoluindo.


Capítulo 2: Pesquisa sobre as vantagens das impressoras 3D em comparação com os processos tradicionais


A impressão 3D, também conhecida como manufatura aditiva (AM), tem sido o foco principal de algumas discussões cruciais na indústria global de manufatura nos últimos anos. Em termos simples, esta é uma tecnologia AM controlada por computador que é extensivamente usada para produzir os produtos finais a partir de processamento de resinas ou filamentos digitais. Tem sido comprovado que pode economizar energia em cerca de 50 a 70 por cento, já que você pode fazer isso em algumas horas usando uma única máquina. Além disso, permite que as empresas produzam modelos usando menos materiais.


Comparação de tecnologias


Falando sobre manufatura tradicional, este processo de fabricação consiste em usinagem, moldagem, junção e formação. Todos esses processos podem aumentar significativamente o custo do produto. Por outro lado, o método de fabricação convencional envolve investir uma grande quantidade de dinheiro na fabricação.


Além disso, o transporte de produtos e matéria-prima adicionará o custo final. Comparado com a impressão 3D, o processo utiliza tecnologias, como Binder Jetting, SLA - Estereolitografia, SLS - Sinterização a Laser Seletiva, Modelagem por Deposição de Fusão, etc., que dependem da tecnologia digital. Essas tecnologias podem produzir modelos 3D ou produtos finais a um custo menor.


Agora você pode dizer que o custo das impressoras 3D é relativamente alto. Então, como pode ser um método economicamente viável? Bem, isso é verdade. Mas apenas as despesas iniciais de configuração são maiores. A longo prazo, você descobrirá que é muito econômico. Na verdade, o rápido avanço na tecnologia de impressão 3D está tornando as máquinas mais baratas do que o mercado de trabalho global.


O que é mais? Tem sido visto que o custo de produtos personalizados também é o mesmo para produtos produzidos tradicionalmente. Agora, você também pode fazer alguns produtos em sua casa usando uma impressora 3D LCD.





Impressora 3D vs. fabricação tradicional - o fator custo


A fabricação tradicional de produtos, como moldagem por injeção, requer produção em massa para cobrir o custo de ferramentas e custo de mão-de-obra para produção e outros trabalhos. No entanto, no caso da impressão 3D, o custo de produzir um item permanecerá o mesmo e não variará com a quantidade que você está fazendo. Portanto, esta pode ser uma opção mais barata para você.


Fabricantes e designers hesitam em fazer mudanças frequentes em seus produtos, pois tais alterações podem aumentar o custo ao lidar com a fabricação tradicional. Mas agora, você não precisa se preocupar com isso. Com a impressão 3D, o custo permanecerá o mesmo, e você pode fazer mudanças ilimitadas em seus produtos.


Além disso, a maioria das empresas está usando essa tecnologia para prototipagem. Você pode facilmente fazer um protótipo em algumas horas e depois pode continuar atualizando o protótipo até sua satisfação. Esta é uma fase muito crucial antes de enviar seu produto para produção em massa. O que é mais, você pode usar isso para produzir peças únicas com base em suas necessidades e feedback dos consumidores.


A impressora 3D é o futuro da indústria global de manufatura


Os especialistas de mercado sugeriram que alguns tipos de empregos podem ser facilmente eliminados usando uma impressora 3D. Tais máquinas não são apenas produtivas, mas também muito ambientalmente amigáveis. Quando você produz algo usando o método tradicional, você terá alguns retalhos sobrando. Mas a impressora 3D lê o design do molde e produz apenas o que é necessário usando resinas ou filamentos. Isso torna as máquinas mais amigáveis ao meio ambiente e economicamente viáveis.


Por outro lado, as impressoras 3D se tornaram uma ferramenta produtiva ideal para fabricação. Usando a melhor qualidade de impressora 3D da Phrozen, você pode rapidamente alcançar um nível de volume de produção mais alto. Portanto, se você ainda não pensou sobre isso, é hora de pensar novamente e incorporar uma impressora 3D em seu processo de fabricação. Para ajudá-lo a entender melhor, mencionamos mais algumas coisas sobre as impressoras 3D. Dê uma olhada.


2.1, Introdução ao princípio de funcionamento e história do desenvolvimento das impressoras 3D


A impressão 3D, também conhecida como fabricação aditiva ou prototipagem rápida, é uma tecnologia única com uma história elaborada e emocionante, não importa como você a chame. Desde a década de 1980, quando o primeiro pedido de patente foi registrado, muitas empresas competiram para se tornarem a marca líder em impressão 3D avançada.

A competição ainda está em andamento. À medida que as patentes de impressão 3D expiraram e se tornaram disponíveis para todos, novas empresas surgiram para introduzir novas máquinas. Hoje, qualquer pessoa pode adquirir uma impressora 3D fazendo um pedido online e imprimir objetos diferentes em questão de minutos. Anteriormente, apenas algumas empresas líderes conseguiam se posicionar na indústria.





Mas qual é a história da impressão 3D e como ela evoluiu? Aqui, apresentamos uma linha do tempo de alguns momentos cruciais na história da impressão 3D, abrangendo desde a primeira patente até a mais recente. Mas pode-se dizer que a impressão 3D não é uma tecnologia moderna, já que sua primeira patente foi emitida no ano de 1986. Vamos falar sobre isso em detalhes.


Tudo começou em 1981, quando o Dr. Hideo Kodama, do Japão, apresentou um pedido de patente para um equipamento de prototipagem rápida. Ele foi a primeira pessoa a solicitar uma patente para um sistema de cura de resina que usava um feixe laser.


Em 1984, Charles Chuck Hull introduziu luz ultravioleta para curar resina fotossensível e criar objetos camada por camada. Ele chamou isso de estereolitografia. Com base nisso, ele fundou uma empresa chamada 3D Systems em 1986, na Califórnia.


Em 1988, outra tecnologia de impressão 3D veio à tona. Era a SLS - Sinterização Seletiva a Laser, e Carl Deckard solicitou a patente para isso.


Enquanto a patente para a impressão SLS estava aguardando aprovação, outra patente para uma nova tecnologia de fabricação aditiva foi apresentada ao governo dos Estados Unidos. Era a FDM - Modelagem por Fusão e Deposição, e a patente foi finalmente aprovada pela Stratasys no ano de 1992. Essas três tecnologias permaneceram como técnicas significativas. Uma grande revolução ocorreu quando o projeto RepRap foi lançado em 2005, criando uma plataforma para o desenvolvimento de impressoras 3D acessíveis.


Atualmente, o mercado está repleto de diferentes tipos de impressoras 3D, tornando um pouco confuso decidir qual comprar. Portanto, aqui está uma discussão detalhada que pode ajudá-lo a entender isso.


2.1.1, Impressora 3D SLA

Falando sobre SLA - o método de impressão 3D por estereolitografia permite a realização de objetos específicos e precisos, tornando-o perfeito para a fabricação de protótipos intricados e modelos de exibição de alta qualidade. A tecnologia é muito precisa e utiliza luz laser para endurecer perfeitamente a resina sensível a UV (ultravioleta). Assim como uma impressora FDM, a impressora 3D SLA também cria camadas, mas usando um banho de resina líquida.

As camadas feitas por esta impressão podem ser um pouco finas, pois trabalha com luz em vez de um bocal. A maioria das impressoras SLA pode criar camadas de 25 micrômetros de altura. Mas os modelos terão detalhes superfinos e superfícies lisas. No entanto, isso tem algumas desvantagens. Por exemplo, o desempenho da litografia de resina não será bom e pode quebrar. Tanto o laser quanto os materiais de resina líquida são muito caros.





Por outro lado, a resina é tóxica e tem um cheiro característico que pode afetar sua saúde. Além disso, os protótipos criados usando a impressão SLA necessitam de litografia secundária. Embora possa criar peças grandes com um nível maior de precisão e melhor acabamento superficial, pode ter um desempenho ruim na produção de peças pequenas. Como discutido acima, a SLA funciona apenas com fotopolímeros, e eles não têm propriedades mecânicas definidas. Ela trabalha mais devagar do que a impressão 3D LCD e DLP.


2.1.2, Impressora 3D DLP

O DLP - Processamento Digital de Luz foi introduzido pela primeira vez por Larry Hornbeck em 1987, mas inicialmente não foi projetado para impressão 3D. Mas agora, emergiu como uma poderosa tecnologia de impressão 3D. As impressoras DLP funcionam utilizando um projetor. O projetor pode curar a resina fotopolimérica e criar uma camada de cada vez. O projetor cura as áreas selecionadas, solidifica a resina com base no design e deixa as outras áreas sem curar.


Após a conclusão de uma camada, a peça é levantada por cerca de 50 micrômetros, e o processo é repetido. As impressoras podem ser usadas na odontologia e na indústria de joalheria. As impressoras são rápidas e podem imprimir designs intrincados. No entanto, as peças feitas usando a impressão DLP não podem oferecer propriedades mecânicas como as peças impressas em FDM. Elas podem deteriorar com o tempo. A resina que você usará para a impressão DLP é cara.





2.1.3, Impressora 3D LCD

Em comparação com outras impressoras 3D, as impressoras 3D LCD são a opção ideal para todos os tipos de aplicações. Se você está procurando uma impressora perfeita para fabricação de calçados, não encontrará uma opção melhor do que uma impressora 3D LCD. Ao contrário do DLP, onde chips DMD são usados para curar resina, as impressoras 3D LCD usam um painel LCD.


Aqui, a luz é iluminada no painel LCD que funciona como uma máscara e permite que a luz cure a resina com base no design. A tarefa de impressão é realizada usando uma máscara digital, uma fonte de luz U.V. e camada por camada. Esse processo permite desfrutar de um melhor nível de rendimento e é relativamente mais rápido do que outras tecnologias de impressão 3D. Ao imprimir peças intrincadas com detalhes finos, você pode optar pela impressão 3D LCD.





2.1.4, Comparação: Por que a impressora 3D LCD é atualmente a opção mais econômica

Na fabricação de calçados, durabilidade e qualidade são o mais importante, e ambos podem ser alcançados por meio da impressão 3D LCD. Não importa quão complexas sejam as geometrias do objeto, esta impressora nunca deixará de produzir um objeto perfeito. Foi comprovado que as impressoras 3D LCD da Phrozen, como a ME-192, LG-293, DB-345, etc., podem trabalhar muito mais rápido e melhor do que as impressoras 3D DLP SLA com um nível de precisão mais elevado.


Por outro lado, as impressoras 3D LCD são projetadas para imprimir mais rapidamente sem comprometer a qualidade e a resolução da impressão. Na impressão 3D SLA, a luz laser passa através das áreas com base no objeto para solidificar a resina, e ela cobre uma área de cada vez. Mas a impressão 3D LCD pode curar facilmente todas as camadas do design simultaneamente. Alguns benefícios significativos de usar uma impressora 3D LCD são:


  • O processo de cura da resina baseada em luz U.V. produz uma superfície super lisa e ótimos detalhes.

  • Como as impressoras podem suportar uma velocidade maior e um tamanho de impressão maior, você pode concluir seu projeto mais rapidamente.

  • As impressoras vêm com um sistema de resfriamento eficaz, e o canal de dissipação de calor U.V. também é bom.

  • As máquinas são projetadas para suportar diferentes tipos de resinas, como resina fundível, resina resistente, resina resistente ao calor, resina dental, resina transparente, resina fotossintética e mais.

  • O custo da impressão 3D é comparativamente menor do que o custo das impressoras 3D DLP, SLA e FDM. Com um nível mais elevado de eficiência e flexibilidade, você poderá responder rapidamente às demandas de seus clientes e oferecer-lhes os calçados de que precisam.





2.2, Análise das vantagens do uso da impressão 3D na indústria de produção de calçados


Estudos comprovaram que as gerações futuras e mais jovens estão começando a dar mais valor aos produtos feitos sob medida e acessíveis. Ao mesmo tempo, a impressão 3D também está impulsionando significativamente o processo de automação ao digitalizar o processo intensivo em mão de obra de fabricação de calçados. A combinação de automação digital e personalização criou a personalização em massa.


1. Midsoles produzidos em massa


Hoje, as palmilhas tornaram-se a causa mais crucial da produção em massa por meio da fabricação em 3D. Após múltiplas tentativas e experimentos de pesquisa e desenvolvimento, a Carbon e a Adidas desenvolveram um fluxo de trabalho perfeito para a impressão em 3D de milhares de palmilhas com geometrias de treliça.


2. Palmilhas personalizadas em massa e sandálias


Os primeiros produtos a serem fabricados por meio da tecnologia de impressão 3D na indústria de calçados foram palmilhas ortopédicas e sandálias. Estas eram palmilhas para botas, produtos de calçados esportivos e sapatos para garantir que os usuários desfrutassem do máximo nível de conforto. As solas podem se adaptar rapidamente à geometria do pé.


3. Produtos de luxo e de designer


A impressão 3D agora é amplamente utilizada para produzir sapatos artísticos e experimentais e outros produtos de calçados, como saltos esculpidos sob medida. Iris Van Harpen, uma estilista conhecida, usou essa tecnologia para imprimir em 3D tanto calçados quanto roupas. Além disso, designers como Cristina, Brayan Oknyansky, Ross Lovegrove, Zaha Hadid e outros também utilizaram a tecnologia.


4. Produção em massa de cabedais


Algumas marcas estão experimentando implantar um método de impressão 3D para a produção de cabedais de calçados. Este é um processo intensivo em mão de obra na produção de calçados. Em geral, isso é feito combinando corte têxtil, tricô e extrusão de materiais de poliuretano.


Tempo é dinheiro, e a impressão 3D permite economizar mais tempo ao reduzir a duração do desenvolvimento do produto. Usando a impressão 3D, você pode imprimir protótipos em poucas horas, obter o feedback de seus clientes, alterar o design e criar o produto final muito mais rápido. Isso permite que você lance seus sapatos muito mais rápido do que seus concorrentes. As impressoras também estão ficando mais poderosas para oferecer cerca de 30 a 40 por cento de eficiência de custo.


A impressão 3D na produção de calçados é ideal para criar sapatos que podem se adaptar perfeitamente aos pés dos clientes. Todas as grandes marcas estão agora trabalhando com empresas de impressão 3D para integrar a impressão 3D em sua linha de produção. E os calçados impressos em 3D entraram na era da produção em massa.


Então, é um excelente momento para começar seu próprio negócio de fabricação de calçados, já que a impressão 3D e as impressoras 3D estão ficando mais baratas. Tudo o que você precisa é escolher a máquina e o material certos para continuar avançando nisso. Portanto, aqui está uma informação detalhada sobre como escolher a impressora 3D certa para você.


Capítulo 3: Como escolher uma máquina e montar sua linha de impressão 3D para calçados


Então, você está pronto para comprar suas primeiras impressoras 3D para o seu negócio de produção de calçados? Isso é ótimo. Mas antes de montar sua unidade de negócio, você deve saber que tipos de máquinas deve comprar para a sua linha de impressão 3D de calçados. Continue lendo para ter uma ideia detalhada.


3.1, Quais máquinas são necessárias e para que finalidade?


Em geral, para um sapato impresso em 3D, você precisará de dois tipos de máquinas: um scanner 3D e uma impressora 3D LCD. Aqui está como você pode usar essas máquinas.


3.1.1, Scanner 3D

Os scanners 3D são amplamente utilizados em diferentes indústrias, como manufatura, aeroespacial, médica, automotiva e muito mais. Agora, as empresas de fabricação de calçados também estão usando-o para diferentes fins. Em geral, a digitalização 3D pode capturar diferentes tipos de informações digitais relacionadas à forma do objeto.


A máquina usa uma fonte de luz para medir com precisão a distância entre o objeto e o scanner. Eles são tão poderosos que podem facilmente capturar um objeto pequeno até um avião. Por outro lado, a digitalização 3D também pode ser usada para inspeções assistidas por computador e engenharia reversa. Mas como isso pode ajudá-lo na fabricação de calçados?


Vamos entender isso com um exemplo. Suponha que você tenha um negócio de calçados e um cliente pediu um par de sapatos do tamanho dele/dela com um design diferente. Mas você não tem esse tamanho. Você perderá o cliente. Nesse caso, usando um scanner 3D, você pode digitalizar o tamanho do pé do cliente para criar um par de sapatos personalizado. Ao combinar um scanner 3D e uma impressora 3D, você pode criar os sapatos dentro de alguns dias para seus clientes. Além disso, você pode digitalizar outros sapatos para obter o design e criar uma réplica perfeita.





A digitalização de modelos 3D pode beneficiar significativamente o processo de design


  1. Auxilia no design dos produtos para acomodar perfeitamente a forma.

  2. Aumenta a eficácia ao trabalhar com formas e peças muito intricadas.

  3. Se seus modelos de design CAD estiverem desatualizados, você pode obter um novo instantaneamente usando um scanner 3D.

  4. Pode ser usado para produzir substituições de peças antigas ou ausentes.


Vantagens da digitalização 3D


  • É possível obter rapidamente todas as medidas físicas do objeto com bastante precisão.

  • Você economizará tempo em seu trabalho de design.

  • Garanta que todas as peças se encaixem perfeitamente na primeira tentativa.

  • Captura otimizações de engenharia nas peças produzidas.

  • Você pode facilmente comparar objetos projetados com a condição de construção dos modelos.


Usando dados de digitalização 3D, você pode facilmente recriar partes altamente otimizadas para seus sapatos. Embora isso não seja obrigatório, você pode usá-lo para criar um produto melhor para seus clientes. Adquira um agora.


3.1.2, Impressora 3D LCD


Phrozen Sonic Mega 8K


Uma impressora 3D LCD é uma máquina que dará uma forma física ao seu design. Não há necessidade de seguir nenhum processo manual para a fabricação de moldes ou moldes de sola. Basta obter o design (você pode criar o design do molde manualmente ou usando dados de digitalização 3D) e alimentá-lo para a impressora 3D LCD. A impressora, em questão de algumas horas, criará um molde de tamanho perfeito.


Como discutido abaixo, na impressora 3D LCD, a luz U.V. é gerada a partir de uma matriz de LEDs, e a luz brilha através de um painel LCD e depois flashs camadas completas no tanque de resina. A tela LCD mascara toda a imagem do modelo e revela a camada atual para a cura da resina. Este é um método de fabricação de resina econômico para obter peças altamente detalhadas. As impressoras 3D LCD são as melhores para fabricação em massa e prototipagem rápida.


As resinas de qualidade avançada impressas em 3D por meio dessa tecnologia podem atender rapidamente às necessidades das indústrias de calçados globais. Quando se trata de criar solas de sapato estilosas e duráveis, a impressão 3D LCD é a melhor opção.


A impressão 3D LCD oferece uma excelente possibilidade de moldar peças finais e protótipos altamente detalhados. Você pode obter um nível impressionante e fantástico de detalhes para modelos impressos em 3D em grande e pequena escala.





Quer dar uma forma física perfeita ao seu design digital? Isso pode não ser possível através da fabricação tradicional. A impressão 3D LCD é um processo de fabricação orientado pelo design que permite produzir geometrias intrincadas.


A impressora permite que você use diferentes conjuntos de dados dos usuários e os converta em um produto físico com aparência única. Os dados podem ser convertidos em um padrão de sola intermediária altamente personalizado. Este é um excelente passo rumo à personalização.


Então, obtenha a melhor impressora 3D LCD Phrozen para sapatos e prepare-se para iniciar seu negócio de fabricação de sapatos. No entanto, tem sido visto que a maioria das pessoas acha desafiador escolher o tipo certo de impressora 3D para elas. Você está enfrentando esses problemas? Se sim, para ajudá-lo nisso, listamos algumas dicas úteis. Dê uma olhada.


3.2, Como escolher a parte mais importante: impressora 3D


Escolher a melhor impressora 3D LCD de qualidade é desafiador, mas você pode facilitar considerando esses fatores.


3.2.1, Qual é o tamanho da impressão

Antes de comprar uma impressora 3D, primeiro você precisa entender o tamanho da sua impressão. Por exemplo, como você estará fazendo solas e moldes de sapato, estes são pequenos em tamanho. Agora, no mercado, você encontrará dois tipos diferentes de impressoras, como as impressoras FDM e 3D LCD. No entanto, para objetos pequenos, as impressoras 3D LCD funcionam muito melhor do que as impressoras FDM.


Além disso, você precisa considerar o tamanho da plataforma de construção da sua impressora. Deve ser grande o suficiente para acomodar o seu objeto. É aqui que você sempre pode optar por uma impressora 3D LCD da Phrozen, pois ela possui uma plataforma de construção de tamanho perfeito. Se você tiver alguma dúvida, sinta-se à vontade para ligar para a empresa.


3.2.2, Escolha uma marca confiável

Para obter o melhor resultado de sua impressão 3D, você deve comprar uma máquina de boa qualidade. Você não pode esperar tais máquinas de uma marca que não tem reputação no mercado. Portanto, você deve escolher uma marca confiável e uma empresa que ofereça serviços há anos. Por exemplo, Phrozen.


A Phrozen produz máquinas que podem produzir melhores resultados enquanto operam em uma velocidade mais rápida. As máquinas são seguras de usar e suportam diferentes tipos de resinas. Além disso, ao comprar uma impressora 3D LCD de uma marca respeitada, você pode esperar entrega mais rápida do produto e melhores serviços pós-venda.


3.2.3, Configuração de segurança da máquina

A configuração de segurança da impressora 3D significa o quão segura é a impressora. Você deve procurar uma impressora com configurações de segurança máximas, como uma estrutura melhor fechada, a velocidade de impressão da impressora e mais. Enquanto o uso de impressoras 3D pode liberar COVs, que não são adequados para a saúde. Além disso, algumas partes quentes podem criar problemas adicionais se você as tocar acidentalmente. Portanto, compre uma máquina que tenha uma estrutura segura.


3.2.4, Requisitos de resolução da máquina

Se você está procurando uma melhor resolução, você deve optar por impressoras 3D LCD em vez de comprar uma impressora 3D FDM. Por outro lado, como as impressoras 3D LCD usam luz UV para curar resina, elas produzem peças altamente detalhadas. No entanto, ao comprar uma, certifique-se de que você pode ajustar a velocidade de impressão para obter melhor resolução.


Por outro lado, quando se trata de impressão flexível, as impressoras 3D FDM podem usar TPU, que é um material flexível. E a impressora LCD pode criar peças impressas em 3D flexíveis de alta resolução usando resinas flexíveis.


3.2.5, Considere se o preço da máquina é aceitável

As impressoras 3D são criadas para ajudá-lo a cumprir diferentes tipos de requisitos de fabricação. Como a tecnologia de impressão 3D está evoluindo rapidamente, ela também reduziu o custo das impressoras 3D. Por exemplo, você pode obter uma impressora 3D a partir de USD 500 até USD 20.000.


No entanto, as impressoras 3D LCD são mais baratas do que as impressoras 3D FDM, e elas também funcionam muito bem. Mas ao escolher uma, certifique-se de que a máquina tenha alguns recursos impressionantes. Por exemplo, configuração de velocidade de impressão, suporte para diferentes materiais e mais. A coisa mais importante a considerar é a estrutura fechada da máquina.


3.2.6, Considere a capacidade de serviço pós-venda do fornecedor

Em uma indústria como esta, os serviços pós-venda realmente importam. Por quê? Como dispositivos eletrônicos têm múltiplas peças, as máquinas podem desenvolver várias questões técnicas durante a operação. Tais problemas podem afetar seu processo de produção. Se a empresa oferecer melhores serviços pós-venda, você poderá usufruir de serviços de manutenção pontuais para manter a máquina funcionando sem problemas. Além disso, não se esqueça de verificar a facilidade de suporte ao cliente deles. Um serviço de suporte ao cliente 24 horas por dia, 7 dias por semana, será muito útil aqui. Mantenha essas coisas em mente ao finalizar seu acordo.


3.2.7, Considere a vida útil da máquina

Comprar uma impressora 3D significa fazer um investimento custoso. Afinal, gastar de USD 5000 a USD 20.000 em uma máquina não é pouca coisa. Portanto, você precisa garantir que a impressora seja de boa qualidade e possa funcionar por anos, pelo menos de 6 a 10 anos. Isso é possível quando você compra uma impressora 3D LCD da Phrozen. A impressora vem com peças duráveis e é projetada para realizar projetos sem desenvolver problemas. No entanto, para aumentar a vida útil, você deve cuidar bem de sua máquina.


3.2.8, Considere o custo de manutenção da máquina

Como esses são dispositivos mecânicos, eles merecem alguma atenção e cuidado. Cada fabricante forneceu algumas recomendações de manutenção que você precisa seguir para evitar qualquer reparo custoso. De acordo com o relatório, cerca de 70% do tempo de inatividade da impressora 3D é devido à falta de manutenção pontual. Se você estiver cuidando adequadamente de sua máquina, não deve se preocupar com o custo de manutenção.


Capítulo 4: Como escolher materiais


A partir da discussão acima, você tem uma ideia de como escolher uma impressora 3D para fabricar sapatos. Mas as coisas ainda não terminaram. Há outras coisas que você precisa considerar antes de começar a usar sua impressão 3D LCD. Você precisa escolher o tipo certo de resina com base nas aplicações. Como você usará uma impressora 3D LCD para fabricação de calçados, não pode usar filamentos, pois as impressoras 3D LCD são projetadas para curar resina líquida, enquanto os filamentos são materiais plásticos rígidos. Apenas uma impressora FDM pode processar filamentos.


Não pense que as resinas não são adequadas. É um produto versátil e você pode usá-lo para diferentes fins. O material pode ser usado para ser moldado adequadamente para criar a estrutura e a forma desejadas. Além disso, pode se misturar perfeitamente e se camuflar. Está disponível em diferentes tipos. No entanto, para fabricação de calçados, você pode optar por três opções principais.





4.1, Para impressão 3D com resina flexível


Falando sobre resina flexível, é um tipo de resina elastomérica projetada e desenvolvida para imprimir em 3D partes flexíveis e rígidas para simular corretamente a propriedade de flexibilidade do material de borracha. Você pode imprimir essas resinas em 50 microns ou 100 microns.


Com base nas propriedades dessas resinas, você pode usá-las para fazer vedantes e juntas, protótipos táteis e de toque suave, modelos anatômicos, dispositivos médicos, modelagem, fabricação de moldes para sapatos, vedantes e juntas. As opções são ilimitadas. Os sapatos feitos de resina flexível podem responder corretamente aos movimentos do seu corpo. Além disso, você obterá o nível perfeito de retorno de energia junto com propriedades de absorção de choque.


Além disso, tal resina também mostra um nível decente de estabilidade oxidativa e térmica e é repelente à água. É aconselhável comprar resina flexível de alta qualidade e mais recente para desfrutar do máximo benefício. Tal produto de resina pode produzir 75,7 libras/pol de resistência ao rasgo e cerca de 9 MPa de resistência à tração. Para mais detalhes, você pode entrar em contato diretamente conosco, para sugestões de qual tipo de resina flexível funciona melhor para você.


4.2, Para impressão 3D com resina de alta dureza


Se você optar por resinas fotopoliméricas de qualidade média, você as encontrará frágeis, e então você não pode esperar melhores detalhes no objeto impresso usando tal resina. No entanto, para eliminar tais problemas, algumas empresas introduziram resinas duráveis e de alta dureza. A melhor coisa sobre tal resina é que ela vem com as propriedades mecânicas do ABS. É tão durável que o objeto impresso usando resina de alta dureza pode demonstrar uma resistência à tração de 55,7 MPa, e o nível de módulo de elasticidade pode ser de cerca de 2,8 GPa.


Como tal, a resina combina perfeitamente a conformidade e a resistência; a maioria dos fabricantes usa isso para criar protótipos duráveis e funcionais. Como você pode usar isso na fabricação de calçados? Bem, a resina de alta dureza pode ser usada para imprimir moldes de sapatos de diferentes estilos e tamanhos em 3D em poucas horas. Ele pode substituir moldes de madeira que não são duráveis.


Na fabricação de calçados, impressoras 3D LCD são usadas para imprimir modelos de solas, que são então usados para moldar os moldes. Alguns requisitos para moldes de sola de sapato são:


  • Texturas, por exemplo, couro e diamante, podem ser facilmente impressas.

  • O acabamento da área da superfície deve ser alto.

  • Deve haver características nítidas.

  • A qualidade nos cantos afiados precisa ser excelente.

  • A marca e o logotipo devem estar limpos.

  • O custo precisa ser baixo.


Considerando todos esses fatores, você pode confiar na impressão 3D LCD para obter um melhor resultado. A máquina irá fotoquimicamente curar e solidificar a resina e formar camadas do objeto 3D. Desta forma, você precisará de produtos altamente precisos.


4.3, Para impressão 3D com resina resistente ao calor


Não pense que tal resina é resistente a um nível mais alto de calor. Mas o objeto feito de resina resistente ao calor pode suportar uma certa quantidade de calor e, depois disso, começará a se deformar. Você pode usar os modelos em ambientes mais severos onde pode expor o objeto a temperaturas que serão mais altas do que o normal. Tais resinas são não tóxicas por natureza e não liberariam nenhum VOC, que é prejudicial à saúde.


Segundo diferentes testes, as resinas resistentes ao calor podem suportar facilmente até 100 graus Celsius de temperatura. Por outro lado, a resina é opticamente transparente e oferece um nível adequado de estabilidade U.V. Como as resinas duras, essa resina é resistente ao desgaste, e você também desfrutará da característica de resistência a arranhões.


Outro motivo principal para usar isso é alcançar um belo acabamento e um aspecto de alto brilho. Em geral, a resina resistente ao calor demonstra um nível adequado de "Temperatura de Deflexão Térmica". A resina pode vir em três tamanhos diferentes de alturas de camada, como 25, 50 e 100 microns.


Pode-se observar que a impressão 3D com resina resistente ao calor requer menos energia. Além disso, ao criar peças, elas precisarão de suportes. Não imprima as peças diretamente na plataforma, pois você pode enfrentar um pequeno problema de adesão. Quer saber mais sobre isso? Qual tipo de resina resistente ao calor será adequado para você? Ligue para nós agora para obter as respostas corretas.


Capítulo 5: Conclusão - A Odontomega / PrintaX oferece uma solução completa para impressão de calçados.


A impressão 3D, com o auxílio da fabricação digital e novos tipos de resinas, está gradualmente abrindo as portas para o desenvolvimento de diferentes tipos de produtos inovadores de calçados. Atualmente, a impressão 3D ajuda a indústria de calçados a produzir tênis esportivos de alto desempenho e sandálias personalizadas usando componentes impressos em 3D. Isso permitiu que as marcas acelerassem seu tempo de lançamento no mercado.


Embora as soluções de impressão 3D tenham alguns desafios, abordar essas questões exigirá algum esforço e tempo. No entanto, a recompensa que você desfrutará na forma de oferta de serviço e produto único valerá a pena. Na verdade, alguns especialistas previram que a indústria global de calçados pode ser a principal usuária de impressoras 3D para a produção em massa de produtos de consumo.


É por isso que estamos aqui, para apoiar as indústrias e deixá-las testemunhar o verdadeiro poder da impressão 3D. Trabalhando ativamente na impressão 3D há anos, a Odontomega / PrintaX conseguiu se posicionar como uma fornecedora confiável e líder em soluções de impressão 3D. Fornecemos as melhores impressoras 3D de qualidade que podem levar seu processo de fabricação para o próximo nível. Além disso, as características que você obterá de nossas impressoras são bastante avançadas. Por exemplo, elas podem funcionar em uma velocidade mais alta sem afetar a qualidade da impressão.


Entendemos como a tecnologia de impressão 3D está mudando o processo de produção de diferentes indústrias, como automotiva, odontológica, médica, aeroespacial, moda, joalheria, fabricação de calçados e muito mais. Além disso, a demanda por impressoras 3D altamente eficientes também está aumentando em uma taxa mais elevada.


Tendo isso em mente, introduzimos as melhores impressoras LCD com as quais você pode criar produtos altamente detalhados. O melhor é que nossas máquinas suportam diferentes tipos de resinas. Não oferecemos apenas impressoras 3D; também lidamos com designs de impressão 3D.


Quer saber mais sobre nós e nossos produtos e serviços? Deseja um orçamento gratuito? Ligue para nós agora. Estamos prontos para ajuda-lo na revolução do seu processo de fabricação.


418 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
Post: Blog2_Post

Phrozen Brasil

  • Facebook
  • Instagram

©2022 por Phrozen Brasil e PrintaX Impressões 3D

bottom of page